O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Schenkel, foi um dos palestrantes do painel "Grãos que sustentam a nação", na Norte AgroShow, encerrado em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), na última sexta-feira. O evento foi realizado pela Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) e o Sindicato Rural do município.
Junto com os presidentes da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Antonio Galvan, Schenkel falou sobre os principais desafios do agronegócio visando manter a liderança do estado na produção de grãos, fibras e carnes.
Em sua apresentação, o presidente da Ampa abordou os esforços de os produtores de algodão e da Ampa que culminaram na posição de Mato Grosso como estado líder na produção brasileira de pluma. Destacou ainda os ganhos conquistados com a adoção do sistema "double crop" nos últimos anos, com o cultivo do algodão após a colheita da soja em mais de 80% da área semeada no estado.
Mato Grosso responde na safra 2017/18 por uma área de aproximadamente 783 mil ha de um total de 1,2 milhão ha semeado no Brasil. Considerando a produtividade média da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado deverá produzir cerca de 1,3 milhão de toneladas de algodão em pluma – o equivalente a mais de 65% da produção brasileira na presente safra.