Pular para o conteúdo

Fórum discute sinergia entre cooperativas

Dirigentes de 10 cooperativas participaram do ll Fórum dos Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio, realizado nos dias 27 e 28 de maio, em Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá). O evento tem o objetivo de fazer com que as ideias discutidas pelo grupo se traduzam em resultados concretos somando conquistas, forças e lucros para o produtor cooperado.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que atualmente é presidente do Conselho do Agronegócio da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), disse que o cooperativismo em Mato Grosso está se desenvolvendo bem, mas que tem muito ainda a crescer. Segundo ele, para que a cooperativa dê certo, três características são fundamentais: criação formalizada, ser viável e os cooperados produtores têm que ter espírito de associativismo.

Também foi discutida a importância da sinergia entre as cooperativas, para que possam ter futuramente condições de disputar mercado junto às tradings e, assim, ter maior retorno para o bolso do produtor. O professor da Universidade de Missouri, consultor das principais cooperativas do agronegócio mundial e do Fórum, Fábio Chaddad, disse que é fundamental que haja o equilíbrio entre o peso da cooperativa e produtor.  Na sua opinião, o que se tem notado é que no Paraná as cooperativas estão muito fortes e os produtores sem força e, em Mato Grosso, houve o processo inverso, quando o ideal é que ambos estejam fortes.

O diretor executivo do Conselho Pró-Governança (CPG), Guto Magalhães, explica que um dos desafios do fórum é manter o nível de motivação entre os participantes que, segundo ele, é ascendente.

Visita técnica – O evento foi dividido em duas etapas. No primeiro dia foram apresentados os estudos de casos das cooperativas presentes e o segundo dia contou com a visita técnica à Cooperfibra, localizada em Campo Verde. A cooperativa já está no mercado há seis anos e conta com aproximadamente 200 cooperados.

O diretor executivo da Coabra, Hélvio Fiedler, disse que notou que há vontade das cooperativas trabalharem juntas. Acrescentou que a troca de experiências durante o Fórum é muito importante e possibilita o aprendizado com os erros dos outros, pois os problemas e desafios são praticamente os mesmos. O diretor executivo da CooperFarms da Bahia, Luiz Pradella, também avaliou como positivo o encontro. A cooperativa baiana foi criada baseada nos modelos de Mato Grosso.

O Fórum é uma realização do Conselho Pró-Governança (CPG), Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e Sistema OCB-MT. O próximo evento ficou marcado para os dias 28 e 29 de novembro, no município de Primavera do Leste,  com os temas: “Sinergia e arranjos em rede” e “Governança e Sucessão”. A visita técnica será na cooperativa Unicotton.