O suplente de deputado federal Neri Geller (PP), de Lucas do Rio Verde, é o novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A nomeação foi publicada hoje e está assinada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. A formalização acontece menos de um mês depois de passar pelo crivo da Agência Brasileira de Informações (Abin).
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, decidiu no ano passado que a Secretaria de Política Agrícola, um dos principais postos do ministério, fosse uma indicação a ser realizada pela bancada federal de Mato Grosso. O primeiro nome indicado foi do presidente da Aprosoja Brasil e produtor mato-grossense, Glauber Silveira, que declinou do convite alegando necessidade de permanecer na instituição que já conduz e que é diretamente ligada à produção agrícola.
Depois desta negativa, o deputado federal Homero Pereira (PSD), que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, no Congresso Nacional, representando a bancada federal mato-grossense, decidiu indicar Neri.
Neri já foi diretor da Aprosoja Mato Grosso e exerceu mandato de deputado, na atual legislatura, por alguns meses, substituindo Eliene Lima.
Neri afirmou, ao Só Notícias, que recebeu uma ligação do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, esta manhã. Ele disse que assumirá o cargo na segunda-feira (7). "Sei da responsabilidade e das oportunidades que irão surgir. Faz 30 anos que estou na agricultura, já fui vice-presidente da Aprosoja MT, atuei na Abrapa e também fiz um trabalho no Congresso Nacional".
Geller evitou falar sobre as primeiras ações, apontado que ainda deve se reunir com o ministro, para seguir as diretrizes necessárias no posto.
Segundo o site Agroolhar, a nomeação de Geller ocorre em um momento delicado para o ministro Mendes Ribeiro Filho, que luta contra um câncer e tem se licenciado para fazer tratamento. O cargo é um dos cobiçados do Mapa porque seu ocupante tem a prerrogativa de definir a política agrícola nacional.
Embora o Mapa seja comandado pelo PMDB, a indicação de Neri Geller teve o apoio do senador Blairo Maggi (PR), do deputado federal Homero Pereira (PSD), que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e dos demais integrantes da bancada de Mato Grosso.
Com a nomeação, Geller passa a ser o segundo representante de Mato Grosso a ocupar cargo no 2º escalão no governo Dilma Rousseff. Em 2011, o professor Marcelo Dourado foi nomeado superintendente da Superintendência do Centro-Oeste (Sudeco) por indicação do deputado federal Valtenir Pereira (PSB).