a reunião com o senador Pedro Taques (PDT-MT) foi o primeiro compromisso oficial da nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) após a posse realizada na última quinta-feira (06/12). Segundo o parlamentar, o objetivo do encontro foi iniciar um debate com as lideranças da entidade e ver como ele pode acompanhar as demandas do setor algodoeiro de Mato Grosso em Brasília.
Durante uma hora e meia, Taques e cerca de 20 produtores associados da AMPA, conversaram sobre temas quentes não só para o dia a dia do algodão como para o agronegócio mato-grossense em geral. A questão indígena e os conflitos gerados em relação à posse da terra, a legislação trabalhista e as especificidades do trabalho no campo, a questão fiscal e tributária, as vantagens e desvantagens para os produtores rurais de trabalharem como pessoa física ou jurídica, e a importância da sucessão familiar foram alguns dos assuntos que mais despertaram a atenção dos representantes da AMPA.
Na avaliação do presidente Milton Garbugio, que vai dirigir a entidade no biênio 2013/14, a reunião foi muito positiva e serviu para aproximar o senador dos produtores associados da AMPA. “Ele nos ouviu e teve a oportunidade de conhecer nossos pontos de vista acerca de questões que interferem na sustentabilidade de nossa atividade”, afirmou. O produtor Paulo Sérgio Aguiar, 1º secretário da nova diretoria, também saiu satisfeito do encontro: “O senador mostrou-se muito aberto e entendeu que o setor produtivo rural é benéfico para Mato Grosso. Ele viu que o desenvolvimento agrícola é necessário para o desenvolvimento do Estado e, para que isso aconteça, o nosso setor precisa de uma legislação mais adequada e de políticas públicas para se fortalecer”.
Realizado na própria sede da AMPA, o encontrou contou ainda com a participação do ex-presidente Carlos Ernesto Augustin, que agora faz parte do Conselho Consultivo da entidade.