Pular para o conteúdo

Os rumos do cooperativismo em debate

Como fortalecer o cooperativismo e garantir a sustentabilidade desse modelo em Mato Grosso? Essas foram algumas das questões em debate durante o 1º Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio, realizado em Cuiabá, na última sexta-feira.  Representantes das principais cooperativas do setor agropecuário de Mato Grosso (algodão, soja, milho e pecuária) definiram que o fórum será realizado a cada seis meses para troca de experiências e discussão dos temas considerados mais relevantes para o fortalecimento do cooperativismo.  

O 1º Fórum foi organizado pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e pelo Sistema OCB-MT (Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso). O evento teve apresentações do consultor André Pessoa, membro do Conselho Superior de Agronegócio da Fiesp, e de Fábio Chaddad, professor da Universidade de Missouri, que abordaram aspectos como a profissionalização crescente das cooperativas e a importância de se ter cooperativas fortes e, ao mesmo tempo, cooperados fortes.

Durante o 1º Fórum, que contou com a participação de representantes da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia – Cooperfarms, os dirigentes sugeriram ao Sistema OCB-MT que estude a formatação de cursos voltados para questões técnicas das cooperativas (tais como legislação tributária e fiscal, entre outros), visando o fortalecimento das entidades.  Os participantes defenderam a ideia de que as cooperativas continuem trabalhando de forma autônoma, embora em sinergia e abraçando causas comuns. Mostraram-se ainda preocupados com a questão da sucessão, já que a maioria dos fundadores das entidades mais expressivas do cenário estadual está passando o comando de seus negócios para seus filhos ou planejando essa mudança.

O próximo Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio acontecerá em maio de 2013. Foi criado um grupo gestor, com participantes da AMPA, Aprosoja, do Conselho Pró-Governança (CPG) e OCB/Sescoop, para planejar e administrar os próximos eventos.