Sorriso será a primeira cidade de Mato Grosso a receber o treinamento para monitores de pragas e doenças do algodão, que será iniciado nesta quinta-feira (14/02) e acontecerá em outras cinco cidades até o dia 23 deste mês. O assessor técnico regional Felix Kmiecik, que atende os municípios dos Núcleos Regionais Norte e Centro Norte (tais como Sinop, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum), está animado com as perspectivas de participação de monitores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, gerentes de fazenda e produtores da região no treinamento, que terá palestras de quatro pesquisadores do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt): Miguel Soria, Rafael Galbieri, Edson Ricardo de Andrade Junior e Fábio Echer.
Realizado pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e pelo IMAmt, em parceria com o Instituto Brasileiro de Algodão (IBA), o treinamento vai acontecer nas principais regiões produtoras de algodão, no horário das 8h às 11h30m e das 13h30 às 17h nos seguintes locais: Lanas Buffet, em Sorriso (14/02); Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis (15/02); Prefeitura Municipal de Sapezal (16/02), Fazenda Girassol em Rondonópolis (21/02), Junior Hotel em Primavera do Leste (22/02) e Cooperfibra, em Campo Verde (23/02).
O entomologista Miguel Soria falará sobre “Monitoramento e amostragem (ênfase em cultivos Bt), identificação, prejuízos, nível de controle e aspectos bioecológicos de pragas do algodoeiro” e também sobre “Táticas e estratégias de controle de pragas iniciais e tardias (ênfase em percevejos, bicudo-do-algodoeiro e lagarta-das-maçãs)”.
O fitopatologista Rafael Galbieri abordará dois temas: “Monitoramento, diagnose e controle das principais doenças da cultura do algodoeiro de Mato Grosso” e "Monitoramento, diagnose e controle dos principais nematoides do algodoeiro de Mato Grosso”. O pesquisador Edson Ricardo de Andrade Junior falará sobre o monitoramento de plantas daninhas na cultura do algodoeiro sob dois aspectos “Identificação, importância e controle” e “Resistência a herbicidas (observações de campo)”. O treinamento será concluído com as palestras do pesquisador Fábio Echer, que ficará responsável pelos temas “Métodos de identificação da época de aplicação de reguladores” e “Tabela de recomendação de doses de acordo com o ambiente de crescimento do algodoeiro”.