Pular para o conteúdo

AMPA recebe “Moção de Congratulação”

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso aprovou “Moção de Congratulação” pela posse da nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA).  Em ofício encaminhado à presidência da AMPA, o deputado Mauro Savi, 1º secretário da Assembleia Legislativa, comunicou a decisão dos parlamentares estaduais de aprovarem a “Moção de Congratulação” nº 2165/12, de autoria do deputado Emanuel Pinheiro (PR).

Em seu texto, o autor da moção manifesta seu reconhecimento público à AMPA e cumprimenta o ex-presidente Carlos Ernesto Augustin, que passou o cargo a Milton Garbugio para o biênio 2013/14. Ele se congratula com os demais diretores empossados para dirigir a entidade nos próximos dois anos.

Em sua justificativa, Pinheiro fala sobre a criação da AMPA em 16 de setembro de 1997 com a finalidade de “congregar os produtores em torno do mesmo objetivo: incentivar de forma organizada a produção de algodão, difundindo a atividade em Mato Grosso, orientando e defendendo os interesses dos seus associados”. O parlamentar menciona os compromissos da AMPA e faz um breve histórico sobre a história bem sucedida do algodão em Mato Grosso: em pouco mais de 20 anos de produção em escala empresarial o Estado tornou-se o maior produtor brasileiro. Em 2012, Mato Grosso colheu aproximadamente 1 milhão de toneladas de pluma do total de 1,9 milhão de ton produzidas pelo Brasil, consolidando sua posição como o maior produtor de pluma do país e colaborando para consolidar a posição brasileira no ranking mundial dos maiores produtores de fibra.  Na safra 2011/2012, o Brasil alcançou a terceira colocação mundial em exportação – com o recorde de 1 milhão de toneladas enviadas ao exterior.