Pular para o conteúdo

Mudança no comando do Mapa

O  deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) não é mais o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele deixou o cargo na tarde desta sexta-feira (15/3), após reunião com a presidente Dilma Rousseff. O novo ministro, Antônio Andrade, também do PMDB, porém da bancada mineira, foi empossado no sábado.

O novo ministro é natural de Patos de Minas e está em seu segundo mandato como deputado federal pelo PMDB. Andrade é engenheiro civil e produtor rural. Começou a carreira política como prefeito de Vazante (MG) no período de 1989 a 1992;  depois foi deputado estadual em Minas Gerais por três legislaturas. Membro da bancada ruralista na Câmara, ocupou a presidência da Comissão de Finanças e Tributação até o último dia 7.

Antônio Andrade foi presidente do Sindicato Rural de Vazante, presidente da Associação Microrregional dos Municípios do Noroeste de Minas Gerais e diretor da Associação Mineira de Municípios. Como deputado federal, o novo ministro integrou as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Minas e Energia, de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça, de Desenvolvimento Econômico, e ainda a comissão especial Agroindústria e Produtor Rural. Também integrou a Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite, entre outras.

Na mesma solenidade de posse, a presidenta Dilma Rousseff empossou Moreira Franco (à esq. na foto) na Secretaria de Avião Civil, que tem status de ministério, e Manoel Dias como ministro do Trabalho e Emprego.

Mendes Ribeiro – Ao sair do Palácio do Planalto, Mendes Ribeiro foi para um hotel e não voltou para seu gabinete. Segundo assessores, o ministro não irá assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), como chegou a ser cogitado. Os assessores explicaram que a presidente recomendou ao deputado que se dedique ao tratamento de saúde para um câncer no cérebro. Mendes Ribeiro foi submetido a uma cirurgia para tratar da doença em outubro de 2011.