Grupos de costureiras capacitadas por meio do Projeto Japuíra no interior de Mato Grosso estão trabalhando na confecção de milhares de peças de vestuário, cama e banho para pacientes do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan). Com isso, em breve, os pacientes poderão usar calças, camisas, shorts, aventais, camisolas, toalhas, lençóis e fronhas novos, tudo produzido graças a uma parceria do HCan com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), responsável pela execução do Projeto Japuíra.
Tudo começou com a aproximação entre a direção da AMPA e do HCan. Essa parceria já deu outros frutos como o engajamento da entidade e seus associados nas obras de revitalização do anexo do hospital, realizadas no ano passado. A AMPA chegou a comemorar seus 15 anos de atividade, em setembro, no espaço revitalizado e, na ocasião, reafirmou seu compromisso de continuar contribuindo para o HCan, que, segundo seu presidente, João Castilho Moreno, oferece atendimento a uma média de 4 mil pessoas por mês (entre consultas e internações).
No final de fevereiro passado, atendendo a um pedido da AMPA, o Grupo Scheffer entregou ao HCan peças de tecido para a confecção do enxoval a ser utilizado por pacientes no período de um ano, iniciando uma nova forma de parceria que deverá ter continuidade através de novas doações. Além disso, ficou definido que o tecido seria transformado em peças de vestuário, cama e banho – aproximadamente 6 mil itens – através do Projeto Japuíra.
Iniciado em 2004 como uma forma de estender à população em geral os benefícios da cotonicultura mato-grossense, o projeto Japuíra já capacitou mais de 3 mil pessoas em 26 municípios mato-grossenses e foi responsável pela criação de 34 grupos especializados em confecção. Alguns desses grupos, sediados nos municípios de Poxoréu, Barra do Bugres e Rondonópolis, estão agora finalizando as peças do HCan. Com isso, os grupos de costureiras capacidades pelo Japuíra estão consolidando sua posição no mercado e assegurando renda, já que o trabalho será remunerado pela AMPA. Depois de prontos, os itens de vestuário, cama e mesa serão encaminhados para receberem o logotipo do HCan.
“Essa parceria entre os produtores de algodão mato-grossenses e o Hospital de Câncer de Mato Grosso comprova a disposição dos associados da AMPA, como o Grupo Scheffer, de contribuir com a sociedade de nosso Estado, além de reafirmar o valor do algodão como matéria-prima”, comenta Milton Garbugio, presidente da AMPA e do IMAmt.