Pular para o conteúdo

ICAC anuncia pesquisador do ano

O Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC) anunciou o nome do pesquisador do ano. Ele se chama Ibrokhim Y. Abdurakhmonov do Uzbequistão – país situado na Ásia Central, que foi uma das repúblicas da antiga União Soviética e integra hoje o grupo dos cinco maiores exportadores de algodão do mundo ao lado do Brasil.

O ICAC mantém a tradição de homenagear o “pesquisador do ano” desde 2009. Os candidatos se inscrevem entre os dias 1º de fevereiro e 31 de março e o vencedor é anunciado em 1º de maio, depois de ser escolhido por um júri formado por seis pessoas, cujos nomes não são revelados e que não fazem parte da Secretaria do ICAC.

Dr. Ibrokhim Y. Abdurakhmonov é biotecnologista e trabalha como diretor do Center of Genomics e Bioinformatis em Tashkent, capital do Uzbequistão. Ele já recebeu vários prêmios e honras do governo de seu país e de várias organizações internacionais. É membro do Comitê Executivo da Associação Internacional de Pesquisadores do Algodão (ICRA na sigla em inglês) e faz parte do conselho editorial de várias publicações científicas.

Suas pesquisas estão focadas nos estudos do genoma do algodão. Sua equipe contribuiu para o desenvolvimento de tecnologia de marcadores moleculares utilizadas em rotina em programas de melhoramento genético do algodão. Dr. Abdurakhmonov é líder no campo da clonagem e caracterização de várias famílias importantes de genes do algodão.