Pular para o conteúdo

Grupo discute proposta de controle de pragas

O Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Programa Nacional de Controle de Lagartas e Mosca Branca tem 30 dias para apresentar ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, uma proposta de programa nacional de controle dessas pragas, no qual haverá participação de todos responsáveis pela produção agrícola de produtos vegetais que são hospedeiros das mesmas.

“As medidas priorizaram a utilização de manejo integrado como sistema de produção que evite a explosão populacional desses agentes biológicos”, afirmou o coordenador do grupo e diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV/Mapa), Cosam Coutinho, após a primeira reunião do Grupo de Trabalho, realizada na sexta-feira passada  (24/05) na sede do Mapa, em Brasília.

O grupo foi criado pela Portaria nº 75, publicada em 21 de maio no Diário Oficial da União, e é composto por representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), além do Ministério da Agricultura.

Na primeira  reunião, os participantes do grupo discutiram quais diretrizes de manejo serão adotadas para auxiliar os produtores rurais no combate à mosca branca e alguns gêneros de lagartas com grande potencial de infestação, entre elas, a Helicoverpa armigera.

Coutinho informou que, em 15 dias, a primeira proposta do programa será encaminhada para todos os integrantes do grupo e, em no máximo três semanas, uma nova reunião será marcada para consolidar as sugestões e encaminhar o documento para análise do ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

Entre as propostas, está a de criar um sistema de monitoramento, com o cadastro de produtores agrícolas nacionais, que permita acompanhar problemas decorrentes de infestações de pragas. O sistema será criado em parceria com a Embrapa e alimentado com informações coletadas pelos órgãos estaduais de defesa agropecuária, que fazem parte do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa).

Vídeo  e cartilha – O Mapa está orientando os produtores de algodão e soja sobre como aplicar o defensivo agrícola benzoato de emamectina em suas plantações para combater a praga quarentenária Helicoverpa armigera. A aplicação do defensivo ocorrerá de forma controlada e em área previamente delimitada, pelo órgão estadual de defesa agropecuária. Nesse sentido, o Mapa lançou um vídeo e uma cartilha, que podem ser vistos no site http://www.agricultura.gov.br/ ou no próprio site da AMPA.