O Projeto Japuíra está a todo vapor este ano com vários treinamentos em costura industrial. Além de dois cursos em Cuiabá – sendo um de confecção em malha e outro em jeans, ambos em parceria com a Sociedade Beneficente Evangélica (SBE) -, outros treinamentos foram iniciados em Sapezal e Denise, no interior de Mato Grosso.
Incentivar o desenvolvimento profissional na área de costura industrial foi uma alternativa encontrada pelos cotonicultores reunidos em torno da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) para estender os benefícios de sua atividade à população em geral. “A cotonicultura estava se consolidando em Mato Grosso e pensamos numa forma de compartilhar nossas conquistas com outros setores da população que não estavam ligados diretamente às fazendas”, recorda Milton Garbugio, atual presidente da AMPA e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), responsável pela realização do projeto.
Os cursos para treinamento e formação de mão de obra, como os do Japuíra, são realizados com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e geralmente em parceria com prefeituras municipais. Desde o primeiro treinamento em 2004, 34 grupos já se formaram em diversos municípios e muitos deles continuam atuando, atendendo em parte à demanda crescente por mão de obra especializada na indústria de confecção mato-grossense ou atuando em parceria com a AMPA em projetos como a confecção de camisetas para a Campanha de Natal do governo estadual ou o fornecimento de enxoval para o Hospital de Câncer de Mato Grosso.
Agenda cheia – Os dois treinamentos recém iniciados são focados na produção de calças e bermudas de tactel (Sapezal, cerca de 480 km a noroeste de Cuiabá) e produção de camisetas de malha (Denise, a cerca de 200 km da capital). Ambos estão sendo realizados em parceria com as prefeituras locais, que ficam responsáveis por disponibilizar o local e a infraestrutura básica para a sua realização. O Japuíra fornece as máquinas industriais para o treinamento (em regime de comodato), tecidos e materiais necessários, e também instrutoras com domínio da metodologia já consolidada.
Segundo o coordenador do Japuíra, Osmar Rodrigues, está prevista a realização de treinamentos nos municípios de Santo Afonso, Chapada dos Guimarães e Primavera do Leste. O encerramento do curso produção em jeans, que está sendo realizado na sede da SBE em Cuiabá, acontecerá no próximo dia 28. Desde o final de março, o grupo de 14 alunas está aprendendo a trabalhar com várias tipos máquinas industriais, entre elas, overlock, interlock, pespontadeira, travete e reta.