Pular para o conteúdo

IAS oferece treinamento sobre a NR 31.8

A partir desta semana, o Instituto Algodão Social (IAS) promove uma rodada de treinamentos sobre o item 8 da Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente do Trabalho (NR 31), que diz respeito aos cuidados necessários à manipulação e aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras. O primeiro município a receber o treinamento foi Campo Verde, nos dias 2 e 3 de junho (terça e quarta-feira), e o público-alvo é formado por colaboradores de 15 fazendas produtoras de algodão.

O treinamento tem como instrutores a engenheira agrônoma Marcelma Maciel, supervisora de Sustentabilidade do IAS, o técnico de Segurança do Trabalho José Hortêncio Ribeiro e a enfermeira Débora Medeiros Bagli. Todos integram a equipe do instituto responsável por orientar os associados da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) sobre temas relativos à legislação trabalhista, às leis ambientais e de segurança do trabalho.

O conteúdo do curso, que está sendo oferecido em parceria com a empresa Engserv – Segurança do Trabalho, atende às exigências do item 31.8 da NR 31, ou seja, a capacitação de trabalhadores que manipulam ou possam estar em contato com defensivos agrícolas. Serão abordados os seguintes tópicos: conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos defensivos, conhecimento de sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros, rotulagem e sinalização de segurança, medidas higiênicas durante e após o trabalho, uso de vestimenta e equipamentos de proteção pessoal (EPI), e limpeza e manutenção de roupas, vestimentas e equipamentos de proteção pessoal.

As inscrições para o treinamento devem ser feitas diretamente com a supervisora de Sustentabilidade do IAS pelo e-mail [email protected] ou por telefone (65-9659.4522). Confira a programação completa do treinamento:

  • Dias 2 e 3 – Sindicato Rural de Campo Verde
  • Dias 9 e 10 – Fazenda Harmonia, em Sapezal
  • Dias 11 e 12 – Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis
  • Dias 16 e 17 – Sindicato Rural de Sorriso