Pular para o conteúdo

Ciclo de treinamentos começa em Sorriso

Está chegando a hora de os monitores técnicos de campo reciclarem seus conhecimentos sobre pragas e doenças do algodoeiro, e também sobre plantas daninhas.  Nesta quarta-feira (dia 21 de fevereiro), o Instituto Mato-grossense de Algodão (IMAmt) inicia o ciclo de treinamentos voltados para monitores de praga do algodoeiro, mantendo uma tradição iniciada em 2007 e que se mantém sem interrupções.

"O monitor técnico de campo desempenha uma função muito importante para o sucesso de nossa atividade, identificando problemas a tempo de buscarmos soluções para determos o avanço de pragas, doenças e plantas daninhas que comprometem a produtividade e a rentabilidade de nossas lavouras", define Alexandre Schenkel, presidente da Ampa.

O treinamento será realizado nos seis núcleos regionais de produção algodoeira, sempre a partir de 7h, entre os dias 21 de fevereiro e 2 de março.  O primeiro palestrante será o fitopatologista do IMAmt Rafael Galbieri, cujo tema será "Doenças e nematoides: Manejo de doenças e nematoides na cultura do algodoeiro".  Em seguida, Edson Junior, pesquisador do IMAmt, apresentará as novidades sobre "Plantas Daninhas: Manejo de plantas daninhas na cultura do algodoeiro e destruição de soqueira".

Após almoço no local do evento, a equipe de assessores técnicos regionais (ATRs) falará sobre a situação do bicudo nos seis núcleos regionais.  O tema bicudo prosseguirá com o entomologista do IMAmt, Jacob Netto, que abordará sintomatologia, biologia e controle do inseto que é considerado a principal praga da cotonicultura nacional. O pesquisador ficará responsável também pelos temas Sugadores (pulgão e percevejo no algodoeiro) e Lepidópteros (pragas e inimigos naturais na cultura do algodoeiro).

O treinamento será encerrado com a entrega de certificados. As inscrições para o evento deverão ser feitas com os ATRs de cada núcleo regional. Confira as datas e locais do treinamento na tabela a seguir:

 

Data

Local

ATR

21/02

Hotel Darroá –

Sorriso

Felix Kmiecik –

66 98116-6210  [email protected]

22/02

Câmara Municipal de Vereadores  –

Campo Novo do Parecis

Maycon Souza –

              65 99997-5406  [email protected]

23/02

Câmara Municipal de Vereadores  –

 Sapezal

Emilio Araújo –

065 99973-7541  [email protected]

28/02

CTDT do Núcleo Regional Sul – Rondonópolis

Edenilson Souza –

66 99962-5572  [email protected]

01/03

Associação dos Eng. Agrônomos – Primavera do Leste

Gustavo Magnani –

66 98124-3716  [email protected]

02/03

CTDT do Núcleo Regional Centro –

Campo Verde

Renato Tachinardi –

66 98112-6257  [email protected]