Pelo terceiro ano consecutivo, os produtores de algodão de Mato Grosso, por meio de sua associação (Ampa), estão doando 800 mil camisetas em malha 100% algodão para os estudantes da rede estadual de ensino. A entrega oficial dos novos uniformes aconteceu na tarde desta quarta-feira (21 de março) na Arena Pantanal, com a presença animada de centenas de alunos de várias idades.
"Quero agradecer à Ampa pelo terceiro ano consecutivo desta parceria, que tem um significado muito grande: agradar a essas crianças e jovens, e mostrar a qualidade do algodão de Mato Grosso", afirmou o governador Pedro Taques, após a solenidade, em que a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão esteve representada por seu diretor executivo, Décio Tocantins.
O secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, também elogiou a parceria dos produtores de algodão de Mato Grosso. "É uma demonstração de que o setor produtivo de Mato Grosso confia na educação do Estado e acredita na possibilidade de se diminuírem as diferenças sociais por meio do ensino de qualidade. Trata-se de uma parceria ganha-ganha: os alunos ganham novos uniformes a cada ano letivo e a sociedade ganha mais cidadania, mais inclusão", comentou o secretário, que destacou ainda a valorização da fibra mato-grossense.

O diretor Décio Tocantins agradeceu o apoio dado pelo Governo Pedro Taques à cotonicultura mato-grossense e falou ao público sobre a importância da competitividade. "Mato Grosso hoje é o maior produtor de algodão do Brasil e, graças à competitividade da nossa cotonicultura, ajudamos o Brasil a ser um dos maiores exportadores de pluma no mundo. Os produtores de algodão querem que vocês sejam muito felizes e consigam, com apoio do Estado e do setor produtivo, se realizar de acordo com suas vocações", comentou.
Os novos uniformes atenderão a uma clientela com idade de três a 16 anos, com modelos masculino e feminino, mostrando o brasão do Estado de Mato Grosso e a logomarca "Algodão de Mato Grosso". A novidade deste ano letivo fica por conta das mangas totalmente brancas para aumentar a durabilidade das camisetas doadas pela Ampa ao Governo do Estado. Como ocorreu nos anos anteriores, os uniformes serão distribuídos a cerca de 400 mil alunos nas escolas da rede estadual de ensino em Cuiabá e no interior de Mato Grosso. Eles serão entregues aos alunos em troca de uma taxa no valor de R$ 3,00 a R$ 5,00, e o valor arrecadado será 100% investido na própria escola.