Pular para o conteúdo

Inauguração da UTI é nesta terça-feira

Nesta terça-feira (21 de agosto), às 9h, o Hospital de Câncer de Mato Grosso inaugura sua Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e a diretoria da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) estará presente em mais esse evento do HCanMT, reforçando sua parceria com essa instituição de referência. 

A UTI pediátrica foi construída com recursos da campanha do McDia Feliz dos anos de 2014 até 2017 e equipada com os recursos de entidades como a Ampa.  Os recursos vieram também da campanha do McDia Feliz de 2017, de emendas parlamentares e de empresas.  Entre os parceiros que contribuíram para que a UTI saísse do papel, destaque para o Grupo Bom Futuro (dos irmãos produtores Eraí, Elusmar e Fernando Maggi Scheffer, e José Maria Bortoli), que apoia a Campanha do McDia Feliz como "padrinho" do HCanMT.

"Para nós, da Ampa, é uma grande satisfação podermos contribuir para que a UTI pediátrica entre em operação, melhorando o atendimento oferecido pelo HCanMT às crianças até 14 anos", afirma Alexandre Schenkel, presidente da Ampa. A entidade tem sido parceria assídua do HCanMT com a doação anual de tecidos para a renovação do enxoval hospitalar desde 2013.  Além disso, a Ampa foi uma das entidades que contribuíram para a revitalização da nova ala do hospital, entregue ao público em 12 de agosto de 2013.

Parte dos recursos doados pela Ampa para a compra de equipamentos para a UTI Pediátrica veio da venda do “Compêndio de Identificação – Problemas agronômicos em algodoeiro e ferramentas de controle”, uma publicação do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) lançada no final de agosto passado. Com o objetivo de arrecadar recursos para o HCanMT foi feita uma campanha durante o 11º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado em Maceió (AL)

Com uma média de 100 mil atendimentos por ano, o HCanMT oferece, quase em sua totalidade, serviços voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS) e mais da metade desses atendimentos é representada por pacientes do interior de Mato Grosso. A nova UTI, que conta com 10 leitos, minimizará a espera pelo atendimento especializado em Mato Grosso para crianças até 14 anos. Ela entrará em funcionamento após o credenciamento/habilitação junto ao Ministério da Saúde ou eventual parceria do governo do Estado, segundo a assessoria de imprensa do HCanMT.