O encontro de discussão sobre força-tarefa para garantir escoamento da safra foi realizado no Ministério da Infraestrutura e contou com a presença de quatro ministros do Governo Federal
A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) participou na última semana, em Brasília (DF), da discussão que resultou na criação de uma força-tarefa para garantir o escoamento da safra 2018/2019. O encontro foi realizado no Ministério da Infraestrutura e contou com a presença de quatro ministros do Governo Federal.
A Ampa foi representada pelo vice-presidente, Eraí Maggi Scheffer. Durante o encontro, foi anunciada pelo Governo Federal, a inspeção diária da BR 163, com o objetivo de atuar de forma preventiva ou emergencial a fim de garantir trafegabilidade e evitar impactos gerados pelas chuvas da região. São três bases operacionais no trecho, com equipes de campo do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e do Exército, com veículos, equipamentos e sinalizadores.
Também foram anunciadas, a conclusão até o fim do ano de cerca de 100 km do trecho não pavimentado entre a divisa de Mato Grosso e Santarém, renovação das concessões de ferrovias e a previsão de realizar leilões de concessão da Ferrogrão, e a Ferrovia Oeste-Leste.
Entre os ministros presentes no debate, estavam o da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, da Justiça, Sérgio Moro, e o comandante do Exército, general Leal Pujol.
“Essa rodovia 163 é o eixo principal do escoamento de grande parte da produção, que a cada ano tem aumentado na saída pelo Arco Norte, os portos da região”, disse a ministra Tereza Cristina.
A ministra lembrou que Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil e que das 237 milhões de toneladas de produção estimadas para este ano, 63,4 milhões devem ser produzidas no Estado, por isso a necessidade de atenção, principalmente na região da rodovia que atinge o Pará, que tem trechos ainda não pavimentados.