Ampa doa mais de 14 mil metros de tecidos para unidades de saúde

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), dando continuidade aos trabalhos sociais realizados todos os anos, entregou nesta semana 14.500 metros de tecidos para confecção de enxovais hospitalares, ao Hospital de Câncer de Mato Grosso, ao Hospital Santa Helena e a Santa Casa de Rondonópolis.

A doação de tecidos para os enxovais já é uma praxe da Entidade. A iniciativa partiu da sensibilidade dos diretores e produtores de algodão que entenderam a necessidade e as dificuldades enfrentadas pelos hospitais, devido ao custo elevado do material, dado as suas especificações, e decidiu auxiliá-las com a doação de tecidos.

Para o agricultor e presidente da AMPA, Paulo Sérgio Aguiar, esse auxílio contribui bastante com as unidades hospitalares e também ajuda a amenizar a dor de pacientes que passam por elas. “Nesse momento de pandemia, os custos operacionais com enxoval são maiores. Esperamos que esse auxílio possa contribuir bastante para essas unidades, que salvam a vida de tantos mato-grossenses, e que possamos, com esse gesto, levar um pouquinho do nosso carinho e respeito para cada um deles”, ponderou Aguiar.

A costureira Lourdes Ribeiro, 66, trabalha há 19 anos no HCan. Ela é a responsável por confeccionar a roupagem utilizada pelos pacientes e equipe médica. “Me sinto muito feliz em ver que recebemos esse material. Ações como essa são essenciais”, pontuou.

A administradora do Hospital do Câncer, Silvia Negri, ressalta a importância da doação. “O tecido recebido é destinado para a confecção do enxoval, que deve ser renovado periodicamente, uma vez que envolve a segurança dos pacientes e colaboradores”, disse.

O Hospital Santa Helena, em Cuiabá, também recebeu os tecidos. E segundo a diretora, Zoraida Hanna Mady, que atua há 32 anos na unidade, conta que quando foi informada sobre a doação, estava enfrentando momentos de dificuldades para a aquisição.

“Estava em falta. Nós temos uma grande demanda pela produção de roupagem, porque a lavagem e desinfecção constante provoca mais desgastes que o normal. Enxoval é um item caro dentro do hospital. Então, veio no momento certo”, pontuou Zoraida.

Outra unidade agraciada, foi a Santa Casa de Rondonópolis, hospital que atende uma grande demanda, da região Sul do Estado, que utilizará os tecidos para a confecção de enxovais que serão distribuídos em quase 300 leitos e na confecção de camisolas para uso dos pacientes.

Para o presidente da Ampa, essa contribuição só foi possível devido à união dos agricultores, que se preocuparam e se sensibilizam com as famílias mato-grossenses e procuram atuar em parceira com as unidades hospitalares fazendo com que esse a auxílio chegue aos que necessitam, e pondera que, infelizmente, não conseguimos atender tudo o que gostaríamos, mas, acreditamos que esse pouco faz a diferença para muitas pessoas.

 

Relacionadas

AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, 1777 - Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03 - Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015 - Telefone: (65) 3925-1800

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

English English Portuguese Portuguese Spanish Spanish