Pular para o conteúdo

Aprendendo a arte de falar em público

Durante dois dias, os assessores técnicos regionais e outros colaboradores do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) trocaram a rotina nas lavouras de algodão para aprender e treinar outras habilidades. Eles participaram do curso de Oratória, oferecido pelo IMAmt na sede da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e do instituto em Cuiabá.

"O mercado de trabalho exige pessoas que, além de competentes em suas especialidades, tenham a capacidade de se comunicar bem e liderar", explica o jornalista Gino Rondon, especialista em Gestão de Desenvolvimento Humano e Profissional, que deu o curso de Oratória, com ênfase em liderança e empreendedorismo.

O curso faz parte do programa de treinamentos do IMAmt, realizado com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). A ideia de promover um curso de Oratória para quem atende os produtores associados à Ampa surgiu da constatação da importância desses profissionais desenvolverem habilidades para falar em público com desenvoltura, já que frequentemente são convidados a apresentarem os resultados de trabalhos e atividades realizados nas fazendas produtoras de algodão em dias de campo e outros eventos promovidos pela Ampa e pelo IMAmt.

Com a experiência adquirida em vários cursos de pós-graduação em Marketing, Estratégia de Vendas, Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional, Gino Rondon levou novos conhecimentos sobre a arte da oratória aos alunos e recorreu a atividades práticas para que eles aplicassem as informações transmitidas em apresentações para os colegas, vencendo a barreira da timidez.

"Achei o curso excelente. A experiência serviu para desinibir a gente que trabalha no campo e precisa saber se comunicar melhor com os produtores e os encarregados das fazendas", comentou Edenílson Souza, ATR do Núcleo Regional Sul (região de Rondonópolis).