Associação têxtil de SC percorre algodoeiras de MT para conhecer produção

Maior produtor de algodão do Brasil, Mato Grosso atraiu a atenção da Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC). O grupo, que é uma associação da indústria têxtil daquele estado, está percorrendo lavouras para conhecer de perto as fases de plantio e realizar uma imersão sobre a produção dessa fibra, que é uma das principais matérias-primas para o ramo.

A comitiva do grupo catarinense foi recebida pela Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa). O tour iniciou pela região de Primavera do Leste (243 km de Cuiabá) no dia 15 e contou com programação de visitas a algodoeiras.

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) realizou uma palestra aos empresários, a convite da SCMC, para apresentar o Movimento Sou de Algodão, que une todos agentes envolvidos na cadeia têxtil, para impulsionar a consciência coletiva e consumo responsável.

“Foi gratificante poder conhecer os desafios desse que é o início da cadeia têxtil brasileira. Saímos daqui com a certeza de que relacionamento com produtor terá um novo marco”, avaliou Moacir Fachini, diretor da Fakini Malhas. Quem também acompanhou o tour foi Bruno Bonet, da Fibrasul, associado da SCMC. “É muito importante estarmos em campo e poder fazer essa imersão”, considerou.

Além da palestra, os empresários também puderam acompanhar de perto a colheita de algodão na Fazenda Buriti e conheceram a Cooperativa de Produtores de Algodão (Unicotton). No tour, também visitaram a algodoeira Nova Geração, onde acompanharam a palestra do produtor rural Christoppher Barry Ward.

Para o presidente da Ampa, Paulo Sérgio Aguiar, o evento é importante para ressaltar a importância de toda a cadeia produtiva do algodão. “Mato Grosso é o maior produtor de algodão do Brasil, então, acabamos impactando na indústria têxtil. É importante ver que a associação se preocupa com o funcionamento da engrenagem e valoriza a atuação do campo”, ponderou.

SCMC

Trata-se de uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação e estimular ambientes. Mais de 50 empresas já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos.

Atualmente, 19 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Blumenau Iluminação, Brandili, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Chantelle, Dalila Têxtil, Fakini, Fundação Hermann Hering, Grupo Marlan, HI Etiquetas, Karsten, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, Tecnoblu e Villa Têxtil.

Relacionadas

AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, 1777 - Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03 - Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015 - Telefone: (65) 3925-1800

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

English English Portuguese Portuguese Spanish Spanish