Devolução de embalagens vazias de agrotóxicos

O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) destinou, entre janeiro e novembro deste ano, 40.411 toneladas de defensivos agrícolas em todo o país. A quantidade é 7% maior se comparada ao mesmo período de 2013. O estudo do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) aponta que, no período, 14 estados apresentaram crescimento. Piauí, Rondônia e Tocantins foram os estados que obtiveram maior crescimento percentual na quantidade destinada. Já as maiores cargas saíram do Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Bahia – juntos eles representam 76% do total destinado.

De acordo com o estudo do inpEV, Mato Grosso – estado que lidera o ranking com a maior quantidade de embalagens devolvidas – destinou 9.390 toneladas de defensivos agrícolas no período de janeiro a novembro de 2014 – um aumento de 6% em relação ao total destinado no mesmo período do ano anterior.

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos). O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002.

Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, 1777 - Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03 - Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015 - Telefone: (65) 3925-1800

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

English English Portuguese Portuguese Spanish Spanish