A China é hoje a maior importadora da pluma brasileira e Mato Grosso é atualmente o maior produtor de algodão do País. Nada mais natural, portanto, que o interesse despertado pelo agronegócio mato-grossense nos empresários chineses seja cada vez maior. Nesta terça-feira, mais um capítulo dessa história, que acompanha o crescimento da produção algodoeira de Mato Grosso, foi escrito em Cuiabá com a visita de dois importantes executivos da indústria Degong Machinery: Tang Dayong e Du Yuntai, respectivamente, presidente e vice-gerente geral de uma empresa fabricante de máquinas e equipamentos utilizados no campo e na cidade.
A Degong Machinery já fornece pás carregadeiras e outros equipamentos agrícolas a associados da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro), criada pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), mas é a primeira vez que Tang Dayong e Du Yuntai visitam o Brasil. Ciceroneados pelo diretor executivo da Comdeagro, Alvaro Salles, eles fizeram uma visita à sede da AMPA, onde ouviram com muita atenção informações sobre o agronegócio mato-grossense, em especial sobre os dados da cultura algodoeira. Durante o encontro, os visitantes conversaram com o diretor executivo da AMPA, Décio Tocantins, e assistiram a uma apresentação de Elisa Gomes, analista de fibras do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O interesse dos empresários chineses nos números robustos da economia mato-grossense é grande já que estão analisando a possibilidade de instalar uma indústria no Brasil e Mato Grosso têm chances de ser o local escolhido para essa planta. Por meio da intérprete que os acompanhava, Ligia Liu, os chineses explicaram que a preocupação em oferecer máquinas e outros produtos mais personalizados e de acordo com a demanda brasileira, e de transferir parte da produção para o Brasil fazem parte da estratégia de muitos empresários chineses, que estão empenhados em se aproximar mais deste país ocidental, como uma forma de superar barreiras comerciais entre os dois gigantes em crescimento.
A agenda na capital mato-grossense da comitiva chinesa incluiu contatos com o governo estadual. Em seguida, o grupo seguiu para Campo Verde (a 120 km de Cuiabá) para um jantar com o presidente da AMPA e da Comdeagro, Milton Garbugio, e uma visita ao Campo Experimental do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) – o braço tecnológico da AMPA – em Primavera do Leste.