O vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Milton Garbugio, assumiu a presidência do Conselho de Ética do Algodão, cargo que ocupará de junho de 2018 a junho de 2020. Ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão no biênio 2013/14, Garbugio é membro do Conselho Consultivo da Ampa e presidente da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro).
Esta é a segunda vez que a Abrapa ficará à frente da instituição. A primeira foi no mandato de Haroldo da Cunha, de 2008 a 2010. Formado pelas entidades de representação da cadeia produtiva da fibra, Abrapa, BBM, Anea e Abit, o Conselho tem sido um âmbito de solução amigável de conflitos no cumprimento dos contratos comerciais com a commodity, desde que foi fundado, em 28 de novembro de 2007.
“É muito evidente o efeito do Conselho de Ética no ambiente de negócios. Nos dois anos em que estive na presidência, foram poucos casos a resolver, e as arbitragens em instâncias como o ICA e a BBM diminuíram bastante. De forma transparente e esclarecedora, as dúvidas têm sido dirimidas e as partes envolvidas resolvem suas questões mais rapidamente”, afirma Marco Antônio Aluísio, que antecedeu Garbugio.