Os produtores rurais são, de longe, os maiores investidores na agricultura nos países em desenvolvimento, essa é a principal conclusão do relatório "O Estado da Agricultura e do Alimento", publicado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em dezembro passado, segundo Luís Fernando Guedes Pinto.
Em artigo publicado na Folha de S. Paulo online nesta segunda-feira (04/02), Guedes Pinto – engenheiro agrônomo e doutor em agronomia pela Esalq-USP, gerente de certificação do Imaflora e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais – faz uma análise bastante interessante do relatório da FAO.
“Estes (os produtores rurais) investem diretamente no setor mais que os governos nacionais e muito mais que os investimentos oficiais e privados internacionais. Portanto, o estudo aponta que os produtores devem estar no centro de qualquer estratégia que vise melhoria dos resultados sociais e ambientais dos investimentos na agricultura.”, afirma o autor no artigo intitulado “Investimentos na agricultura nacional”. Guedes Pinto diz que o título do artigo foi inspirado na edição de dezembro de 2012 do relatório da FAO, que “visa analisar temas relevantes para a agricultura mundial, com base no conhecimento científico mais atual”.
Para ler o artigo na íntegra siga o link http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/colunas/1224434-investimentos-na-agricultura-nacional.shtml