Pular para o conteúdo

Japuíra finaliza primeiras peças do enxoval

O primeiro lote de peças do enxoval do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan) foi entregue hoje (10/05): cerca de 2.500 itens que serão utilizados no dia a dia do hospital. “O uso será praticamente imediato, já que a quantidade de peças de enxoval em circulação está insuficiente”, afirma José dos Passos, coordenador da lavanderia, transporte e segurança do HCan que recebeu as peças de Osmar Rodrigues, coordenador do Projeto Japuíra, responsável pela confecção do enxoval.

O lote entregue inclui fronhas, lençóis e o chamado campo cirúrgico, usado para envolver instrumentos utilizados em cirurgias. Depois de conferidas e organizadas em novos lotes pela equipe da lavandeira do HCan, essas peças passarão por um processo de lavagem e esterilização antes de serem colocadas em uso. O responsável por receber o enxoval considerou “excelente” a qualidade do material.

O enxoval do HCan – um total de aproximadamente 6 mil itens, tais como shorts, camisas, camisolas, lençóis e fronhas, entre outros – está sendo confeccionado por grupos de costureiras do interior de Mato Grosso capacitadas pelo Projeto Japuíra – uma iniciativa dos produtores de algodão que visa estender à população em geral os benefícios da cotonicultura mato-grossense. Elas estão trabalhando com peças de tecidos doadas pelo Grupo Scheffer, que atendeu a um pedido da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) iniciando uma nova forma de parceria com o HCan: a doação de enxoval a ser utilizado pelos pacientes e nos procedimentos do hospital.

 “Essa parceria entre os produtores de algodão mato-grossenses e o Hospital de Câncer de Mato Grosso comprova a disposição dos associados da AMPA de contribuir com a sociedade, além de reafirmar o valor do algodão como matéria-prima”, diz Milton Garbugio, presidente da AMPA e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), responsável pela realização do Japuíra.

Desde 2004, o projeto capacitou mais de 3 mil pessoas em 26 municípios mato-grossenses e foi responsável pela criação de 34 grupos especializados em confecção.  Alguns desses grupos, sediados nos municípios de Poxoréu, Barra do Bugres e Rondonópolis, estão finalizando as peças do HCan.  Com isso, os grupos de costureiras capacitadas pelo Japuíra estão consolidando sua posição no mercado e assegurando renda, já que o trabalho será remunerado pela AMPA.