Foto: Edson Rodrigues

Ministros conhecem atividades do IMA

Durante o lançamento da antena de internet 5G em Rondonópolis, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro das Comunicações, Fábio Farias, conheceram o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA).

Braço tecnológico da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), o IMA realiza pesquisas para o melhoramento genético do algodão e controle biológico de pragas. Outra importante ação realizada é a constante qualificação de técnicos e produtores.

Os ministros conheceram onde mais de cinco mil amostras de microrganismos estão sendo pesquisadas para fazer o controle biológico das pragas que atacam as lavouras. O diretor-executivo do instituto, Álvaro Salles, IMA explicou que desta forma é possível prolongar a vida útil dos defensivos disponíveis no mercado. Além disso, também é mais vantajoso economicamente além de ser sustentável.

Antes de retornarem a Brasília, Teresa Cristina e Fábio Farias conheceram o Biomat. Desenvolvido em parceria com a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), o laboratório é o primeiro do Centro-Oeste especializado em cromatografia líquida de alta eficiência — HPCL.

Na prática, o laboratório tem capacidade de fazer exames que atestam as especificações da semente comprada pelo produtor ou produzidas on farm. Também será possível identificar se o produto foi roubado ou falsificado.

A visita dos ministros aconteceu no dia 11 de maio para apresentação do projeto piloto da 5G Standalone, desenvolvido pela TIM e Nokia.

A partir do evento de lançamento, o IMA abriga, em caráter experimental, a nova tecnologia.

Relacionadas

AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, 1777 - Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03 - Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015 - Telefone: (65) 3925-1800

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

English English Portuguese Portuguese Spanish Spanish