O Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) é uma iniciativa do governo federal que disponibiliza recursos ao agricultor para adotar práticas de produção que reduzam a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). Porém um dos maiores entraves do produtor para conseguir os recursos é a elaboração do projeto técnico. Visando solucionar este empecilho, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) sediará o curso para capacitação de técnicos projetistas, a ser realizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no próximo dia 21, na sede da Famato, em Cuiabá.
Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de seus respectivos municípios para fazer a inscrição. O sindicato deve enviar a ficha do participante para a Famato impreterivelmente até o próximo dia 15 para garantir a vaga.
O Plano ABC baseia-se em fomentar a implantação de tecnologias que visam reduzir a emissão dos GEEs, tal como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Plantio Direto, Fixação Biológica de Nitrogênio, Tratamento de Resíduos Animais, dentre outros. Para isso, disponibiliza linhas de crédito ao produtor e este, por sua vez, depende da elaboração do projeto técnico para a captação dos recursos.
Segundo a analista de Agricultura e Política Agrícola da Famato, Karine Gomes Machado, a capacitação de um prestador de serviços traz melhorias para o próprio produtor. “A CNA, por meio das federações, no caso Famato, capacitando um profissional que presta serviço ao produtor, está indiretamente ajudando o próprio produtor, que tem a liberação dos recursos mais rápida por conta de um projeto bem elaborado”, afirma a analista.
O curso terá início às 8h30 do dia 21 (quinta-feira) e será dividido em três módulos: Elaborando Projeto ABC, Cadastro Ambiental Rural e Limite de Crédito. O encerramento será às 17h do mesmo dia.
Mais informações com a analista Karine Machado no telefone (65) 3928-4416