Programa ABR é apresentado na COP 26 como exemplo de agricultura sustentável

Com assessoria Abrapa – O programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 – COP 26, como exemplo do comprometimento dos produtores brasileiros com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Representada pelo presidente da Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão, Ampa, Paulo Sérgio Aguiar; a Abrapa participou de painel sobre Agricultura Sustentável realizado nesta segunda-feira (8), no Pavilhão Brasil, em Glasgow/ Escócia,

Aguiar destacou que o Brasil é o maior fornecedor de algodão responsável do mundo, com uma fatia de 38% do mercado global de Better Cotton – desde 2013, o ABR atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI). O rigoroso protocolo abrange 178 quesitos que vão desde boas práticas agrícolas até garantias de saúde, segurança e bem-estar do trabalhador.

Em um breve histórico, o presidente da Ampa demonstrou o pioneirismo dos cotonicultores brasileiros com práticas responsáveis, lembrando que o ABR foi lançado, em 2012, a partir da fusão de duas iniciativas anteriores e complementares: o Instituto Algodão Social (IAS), criado em 2005 no Mato Grosso, e o Programa Socioambiental da Produção de Algodão (PSOAL), de abrangência nacional, implementado pela Abrapa em 2009. Amplamente consolidada, a certificação Algodão Brasileiro Responsável alcançou mais de 80% da safra 2020/2021. “Isso viabiliza a orientação e a conscientização do produtor, para trabalhar de forma correta, de acordo coma legislação trabalhista e ambiental, olhando sempre para a questão econômica”, resumiu Aguiar.

Iniciada em 1º de novembro, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas acontece até o dia 12 deste mês. O encontro reúne representantes dos 196 países signatários do Acordo de Paris.

Veja abaixo o painel completo:

 

Relacionadas

AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, 1777 - Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03 - Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015 - Telefone: (65) 3925-1800

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

English English Portuguese Portuguese Spanish Spanish