Projeto incentiva empreendedorismo feminino com cursos de corte e costura

Com o objetivo de criar uma fonte de renda, o projeto Japuíra já capacitou mais de quatro mil mulheres em corte e costura industrial desde 2002. Em três meses de curso, as novas profissionais estão capacitadas para utilizar o conhecimento no mercado de trabalho ou em empreendimentos individuais.

A iniciativa, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), faz parcerias com municípios com baixos índices de desenvolvimento social. O objetivo é estimular a inclusão social, geração de renda e melhoria de qualidade de vida.

Conforme explicou o coordenador do projeto, Osmar Rodrigues de Sousa, do IMAmt, as prefeituras demonstram interesse e o instituto disponibiliza o material necessário durante 45 dias. A gestão municipal se compromete a fornecer linhas, tecidos e demais materiais de costura por mais 45 dias. “As peças confeccionadas durante o curso são utilizadas nos serviços públicos”, explicou.

O projeto Japuíra atendeu a demanda das mulheres que ficavam em casa enquanto os homens saiam para trabalhar na produção de algodão. A diretoria da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) decidiu, então, estimular a autonomia financeira e a independência delas por meio desse incentivo ao empoderamento feminino.

“Já atendemos mais de 20 municípios onde foram produzidos mais 1,5 milhão de peças de roupas ou acessórios de uso pessoal. É uma coisa muito boa e grandiosa não só para eles como para aquelas pessoas que passaram pelo projeto e aprenderam um novo ofício. É muito importante a qualificação dessas pessoas dentro do campo. O IMA tem o produtor que produz o algodão e aí o resto da família pode atuar no uso desse material”, disse.

“Hoje, essas mulheres capacitadas pelo Japuíra estão produzindo em casa, girando seu próprio negócio ou trabalhando para outras empresas e levando mais dinheiro para dentro de casa. Então para nós isso é muito gratificante”, finalizou.

Hospital do Câncer

Desde a criação do projeto, para além dos materiais costurados para os municípios, o IMA desenvolve parcerias com instituições como o Hospital do Câncer, em Cuiabá. Parte dos lençóis, fronhas e materiais utilizados na manutenção da unidade foram doados pelo projeto.

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional da unidade de saúde, Silvia Negri, explicou que a ação conjunta com a Ampa surgiu em 2012. Desde então, anualmente são doados os materiais de tecido utilizados no Hospital do Câncer.

“No hospital você tem uma gama de enxoval muito grande e um desgaste muito grande. A gente lava muito, são produtos muito fortes para higienização e demanda muito tecido. A Ampa faz a doação das roupas do centro cirúrgico, das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e todo o aparato que precisamos em tecidos”, disse.

“Antes da parceria às vezes acabava e a gente não tinha recurso para comprar os tecidos. Então é uma parceria extremamente importante para o hospital. Essa é uma forma de mostrar cuidado com os pacientes, uma vez que a troca rotineira das rouparias garante mais segurança no tratamento dos pacientes e aos colaboradores”, complementou.

Além do Hospital do Câncer o projeto já doou para outras instituições, como camisetas em malha 100% algodão para os estudantes da rede estadual de ensino, uniformes da Polícia Militar e fardamentos utilizados por alunos do curso de formação de soldados da PM.

Com o surgimento do novo coronavírus, o projeto Japuíra prioriza a confecção de máscaras de proteção contra o novo coronavírus. Somente no ano passado, por exemplo, foram produzidas mais de 500 mil máscaras, que foram enviadas a hospitais, para colaboradores da rede pública de saúde, além da população urbana e rural.

Relacionadas

AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, 1777 - Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03 - Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015 - Telefone: (65) 3925-1800

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

English English Portuguese Portuguese Spanish Spanish