Pular para o conteúdo

Safra de grãos atual atinge 208,8 milhões t

A produção de grãos no Brasil chega a 208,8 milhões de toneladas, batendo novo recorde. O aumento de 7,9% ou 15,2 milhões de toneladas supera a produção de 2013/14, de 193,62 milhões de toneladas. Os números estão no 11º levantamento da safra, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (11 de agosto).

O crescimento se deve, sobretudo, ao ganho de produtividade do milho segunda safra, registrado em quase todos os estados produtores, principalmente nos do Centro-Oeste e no Paraná. A estimativa é de 54 milhões de t, com aumento de 11,6% a mais que em 2013/2014. Com relação ao último levantamento, houve um acréscimo de 2,5 milhões de t. Já a produção de soja deve alcançar 96,2 milhões de toneladas, marcando 11,7% a mais que as 86,1 milhões da safra anterior.

Já os números de área registram 57,8 milhões de hectares, com correção nas culturas de inverno, de milho segunda safra e feijão terceira safra frente ao levantamento do mês passado. A área de plantio das principais culturas é de 1,3% maior que a da safra 2013/14, com um aumento de 732,8 mil ha.

O 11º Levantamento de Safras da Conab aponta para uma produção brasileira de algodão em pluma na temporada 2014/15 de 1.504,1 mil toneladas, ocupando uma área de 976,2 mil hectares: 13%  menor que a da temporada  passada.  A Região Centro-Oeste, principal produtora da fibra, apresentou grande redução de área neste exercício, segundo a Conab: – 106,6 mil hectares.  Entre os estados produtores da região, Goiás registrou redução de 37%, seguido por Mato Grosso do Sul com 17,1% e o Mato Grosso com 12,5%.

De acordo com a Conab, Mato Grosso – maior produtor nacional de algodão – teve registros de foco de doenças e ataques da praga bicudo-do-algodoeiro, sem que isso comprometesse a produtividade estimada (média de 1.538 kg/ha de algodão em pluma). Até o momento cerca de 60% e 50% da colheita da primeira e segunda safras, respectivamente, já foram realizadas, com produtividades em torno de 260 arrobas por hectare de algodão em caroço. Segundo o 11º Levantamento de Safra, a área de plantio de algodão em Mato Grosso na safra 2014/15 é de 562,7 mil ha (redução de 12,5% em relação à safra anterior) e a produção é estimada em 865,5 mil toneladas. A expectativa para a próxima safra é de que a área de plantio seja mantida ou que haja uma pequena ampliação, informa a Conab.

A íntegra do último Levantamento de Safras da Conab está disponível para download no site da própria Conab e no site da Ampa (em Informativos/Conab).

Inmet – No mesmo evento de divulgação da safra de grãos, a Conab formalizou a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para aperfeiçoar os métodos e ferramentas de monitoramento agrícola agrometeorológico. A cooperação viabiliza a manutenção e gestão conjunta do Laboratório de Análise, Tratamento e Elaboração de Produtos de Imagens de Satélites (LATIS) para o desenvolvimento de produtos derivados de estações meteorológicas e dados de satélites, em apoio a projetos na área agrícola.

“A soma de esforços possibilitará o avanço em estudos que auxiliam na estimativa de produtividade, e poderá trazer dados com maior qualidade de previsões sobre o comportamento sazonal do clima. Com isso, teremos informações cada vez mais confiáveis à sociedade e que influirão construtivamente na tomada de decisão”, ressalta o diretor de Política Agrícola e Informações João Marcelo Intini.